terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Vereadores denunciam fechamento de escolas em Barbalha

A notícia do fechamento da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Joana Xavier Teles, no sítio São Joaquim, e da Escola de Ensino Fundamental Doutor Romão no Sítio Flores, ambas localizadas na zona rural de Barbalha, tem tirado o sossego das mães de crianças que estudavam no local. De acordo com a Secretária de Educação, a mudança faz parte do reordenamento escolar.

A informação do fechamento das unidades escolares partiu de denúncia feita pelo vereador do município, Rildo Teles (PSL). Segundo ele, a medida irá prejudicar a vida das mães que precisam deixar os filhos na creche para trabalhar. “Nós vamos até as últimas consequências para evitar o fechamento das escolas. O direito a educação é garantido por lei”, relata Rildo Teles.

A dona de casa Poliana Ferreira Alves é mãe de dois filhos, um menino de seis anos e uma menina com três anos. Ela diz o porquê de não concordar com o fechamento das escolas. “As crianças precisam estudar na própria comunidade. Estudando na cidade, elas não podem ser acompanhadas pelas mães. Disseram que iriam mandar um ônibus grande. Mas como é que um menino pequeno vai subir e descer em um ônibus sozinho? Não tem condições de fechar as escolas porque a gente precisa trabalhar e os nossos filhos de educação.

Sobre a denúncia, a secretária de Educação de Barbalha, Isabel Cristina Barros Nóbrega, informou que o reordenamento das salas de aula aconteceu porque o número de alunos nas comunidades citadas e a estrutura das escolas não permitem que as aulas continuem na zona rural. A secretária informou, ainda, que a matrícula dos estudantes será garantida em escolas da zona urbana e que será disponibilizado transporte seguro para as crianças. Segundo ela, a medida vai garantir um melhor acompanhamento dos estudantes e vai gerar autonomia para os mesmos.

Fonte: Jornal do Cariri 

Nenhum comentário: