segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Crato recebe primeira parcela para construção da UPA


A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal de Saúde irá implantar no Município uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O anúncio oficial da instalação desse equipamento foi feito pelo prefeito Ronaldo Gomes de Mattos.

A UPA foi uma conquista da atual gestão que fez junto ao Ministério da Saúde um novo projeto para a UPA no Crato, já que o apresentado pela gestão anterior não estava adequado à realidade local.

Segundo a secretária Aline Alencar a prefeitura já recebeu a primeira parcela  para a construção da UPA em Crato, que será do Tipo 1 e orçada em R$ 2milhões. A UPA será construída ao lado do CEO Regional do Crato na Avenida Maria Maildes de Siqueira.

A UPA terá 5 leitos e especialidades como pediatria, ginecologia, clinica geral e fará  a ponte entre e PSF e o hospital. O cidadão ou cidadã que sair do PSF e precisar de um serviço especializado terá na UPA  o local para atendimento onde é feito a triagem e encaminhamento.

Para o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos “será mais um equipamento que dará à população mais acesso aos serviços públicos de saúde”. Para a secretária Aline Alencar a UPA melhora o atendimento e ajuda a desafogar os hospitais locais.

Com a chegada da primeira parcela será feito o processo licitatório. A empresa ganhadora inicia a obra e tudo será  monitorado pelo Ministério da Saúde junto à Prefeitura do Crato. A primeira parcela liberada para a construção da UPA em Crato corresponde a 10% dos recursos.  E cada passo que a obra evolui o Ministério da Saúde envia a parcela seguinte até a conclusão do equipamento.

A expectativa é que até dezembro a UPA seja inaugurada em Crato.

Nenhum comentário: